Mudanças: uma mistura de tristeza, alegria, impaciência e muito trabalho! Não deve haver ninguém que goste do transtorno que uma mudança de casa implica, mas certamente que cada um de nós passará pela experiência pelo menos uma vez na vida. Para amenizar o estresse para o grande dia da mudança, preparamos um guia com várias dicas úteis para facilitar a transição entre lares!
Convém começar a empacotar pelo menos um mês antes da mudança, isto porque provavelmente só o fará no final do dia, depois do trabalho ou aos fins-de-semana… e o que à primeira vista parece pouco, depressa se transforma em dezenas e dezenas de caixas. Além disso, se começar cedo, pode aproveitar esse tempo para fazer uma escolha das coisas que já não quer ou já não utiliza. Aproveite para vender, doar ou reciclar o que não vai levar para a nova casa. Se nos dias que antecederem a mudança já tiver tudo, ou pelo menos a maior parte das coisas empacotadas, terá mais tempo para fazer outras coisas – dedicar-se à nova casa!
Reúna todo o material necessário
Vai precisar de muitas caixas e caixotes, por isso, junte o máximo possível, pedindo a amigos, familiares, em lojas ou grandes superfícies. Evite caixas que foram utilizadas para transportar alimentos, uma vez que podem conter insetos, vestígios de comida ou aromas indesejados. As caixas provenientes de garrafeiras – que incluem quase sempre divisórias – são excelentes para embalar copos e canecas. Em último caso, pode adquirir caixas específicas para embalar nas lojas de bricolage, por exemplo, ou pode sempre investir em caixas de plástico que, sendo muito práticas, ficarão para uso futuro. Lembre-se de usar fita-adesiva grossa para fechar as caixas, marcadores para identificá-las e jornais velhos e/ou plástico-bolha para embrulhar os objetos mais frágeis.
As reservas
Coloque de lado tudo aquilo que vai precisar até ao último momento – pode ser roupa, toalhas, lençóis, os brinquedos preferidos dos seus filhos, o livro que vai precisar para terminar um trabalho, os produtos de limpeza e a comida dos seus animais de estimação, por exemplo. Normalmente, as plantas também ficam para a última viagem e o ideal é mesmo transportá-las numa viatura particular. Em termos da sua alimentação, procure gastar aquilo que tem em casa, aproveitando para esvaziar despensa, geladeira e freezer.
Tarefa pessoal vs serviço profissional
Decida se vai juntar um grupo de amigos e fazer as mudanças com recurso aos veículos de cada um, se vai ter de alugar uma viatura ou se vai contratar uma empresa de mudanças. Cada cenário tem as suas vantagens e desvantagens, por isso, veja qual a melhor opção para o seu caso.